segunda-feira, 16 de junho de 2014

Resenha: Os 13 Porquês

Autor:  Jay Asher
256 páginas
Editora: Ática


"Eu queria morrer... É algo difícil dizer em voz alta, é ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério."


Suicídio, eis o tema do livro, um tema polemico, pesado, muitas perguntas, poucas respostas... mas não no caso de  Hannah Baker, uma adolescente que cometera suicídio duas semanas atrás e ao invés de um bilhete de despedida, Hannah deixou  7 fitas cassetes onde ela explica os motivos que a levaram a cometer o suicídio.

   O livro começa quando  Clay Jensen  encontra um pacote com as fitas cassetes, ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
  O grande barato desse livro é acompanhar as reações de Clay aos fatos que foram sofridos por Hannah sem que jamais suspeitasse que ela enfrentava algo assim. Para muitos, inclusive alguns personagens do livros julgaram os motivos de Hannah extremamente banais, mas e para você, para mim? qual a real importância tem? 
   Além do suicídio, o livro trata de temas como depressão, abuso sexual e bullying, e as consequências dessas ações na vida das pessoas.
  Não tenho nenhum ponto negativo para este livro, pelo contrario, acho indispensável a leitura para todos, poderia ser leitura obrigatória nas escolas, afinal é la que o bulllying ganha força
Leiam, vocês não vão se arrepender!!!

5 Estrelas