segunda-feira, 7 de julho de 2014

Resenha: Extraordinário

Autor: R.J. Palacio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca      




“Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que eu faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que a crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão."



       Extraordinário é um livro que traz um choque de realidade a uma sociedade que prefere "esconder" os que são diferentes, e isso é apresentado a partir do dia a dia de um garoto de 10 anos tentando sobreviver a escola.
       Nosso protagonista August nasceu com uma síndrome genética, por isso seu rosto é diferente: seus olhos são caídos, tem a boca pequena, quase não tem orelhas, isso depois de ter passado por varias cirurgias plasticas, e como procedimentos cirúrgicos são sempre complicados, aos 10 anos ele ainda não tinha frequentado uma escola. 
       Quando August começa a frequentar a escola ele é bombardeado, pois a outras crianças tem medo dele, e assim esta travada seu maior desafio, provar a todos que apesar da aparência ele é um garoto comum.
       Apesar do tema ser o preconceito, o bullying e a as dificuldades encontradas por August e sua família, Extraordinário é um livro sobre o amor, o amor mais puro que existe. O August não tem escolha, mesmo não estando pronto, ele precisa enfrentar esses desafios, mas um dos pontos mais bonitos do livro é as pessoas que escolhem passar com ele, simplesmente porque ele é adorável, e elas optaram por estar com ele.
      Um doa pontos que mais me chamou atenção são os trechos narrados pela irmã do August, que é uma garota normal, mas que não pode vive-la dessa forma, emfim, são situações que eu não sei se lidaria tão bem, ou melhor dizendo, suportaria.  
      Não importa quem ou como você é, você deve ler este livro, todos devem ler este livro, após a leitura tenho certeza que você vai agradecer pela vida que tem, sendo esta qual for.

Lembre-se

     Um livro sobre o amor...

5 Estrelas